sexta-feira, 31 de maio de 2013

No fim de maio, asteroide passa próximo à Terra

No dia 31 de maio, o asteroide 1998 QE2 deve fazer uma passagem a 5,8 milhões de km de distância de nosso planeta

por Redação Galileu
 Editora Globo
A rota do asteroide, representada em verde - pela imagem parece que ele irá passar pela Terra 'de raspão', mas a Nasa garante - a distância é 15 vezes maior do que a que nos separa da Lua // Crédito: NASA
Nada de pânico - a distância que separará a Terra do asteróide 1998 QE2 neste dia 31 de maio está longe de preocupar astrônomos. Mesmo assim, a oportunidade empolga cientistas, que tentarão descobrir mais detalhes sobre a rocha que irá cruzar nossos céus a uma distância equivalente a 15 vezes a da Lua. E, caso você tenha um telescópio-radar de 70 metros a sua disposição, também poderá observar o fenômeno.
A Nasa, pelo menos, afirma que irá fazer imagens com os observatórios Goldstone e Arecibo. Espera-se que o resultado seja uma série de imagens em alta resolução.
De acordo com os cálculos dos cientistas, essa será a viagem mais próxima que o 1998 QE2 irá fazer da Terra pelos próximos dois séculos. Estima-se que o asteroide tenha 2,7 km de comprimento, mas ainda não se sabe qual é sua aparência. Se você acompanha as notícias da astronomia já deve ter visto rochas espaciais das mais variadas formas: esferoides, forma de diamante e até rochas alongadas. Entre os dias 30 de maio e 9 de junho, cientistas da Nasa já pretendem ter fotos dele.
Via NASA
FONTE: REVISTA GALILEU

Nenhum comentário:

Últimas dos Blogs