quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dias de tempo seco após mais uma onda de temporais

Chuva forte e temporais atingiram ontem várias regiões, sobretudo o Centro e o Oeste, onde vários pontos tiveram em poucas horas chuva superior à média do mês. Ainda na madrugada da terça-feira, o Oeste registrou intensas precipitações, resultado de um CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala), um aglomerado de nuvens carregadas.

Foi o que trouxe chuva de 50 milímetros em apenas uma hora para cidades como São Borja e Alegrete. Em São Borja, foram 145 milímetros em apenas doze horas. Na Argentina, o CCM causou vento de 100 km/h e chuva de 190 milímetros em poucas horas em Resistencia.

Durante o dia, com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Prata, frente fria se organizou sobre o Estado (imagem acima), trazendo mais chuva forte. Aí foi a vez do da região central do Rio Grande do Sul ser a mais castigada com acumulados superiores a 100 milímetros na área de Santa Maria. Em Nova Palma, onde uma barragem cedeu parcialmente ontem, a chuva só deste mês está entre 500 e 600 milímetros, muito acima da média mensal de 130 milímetros. Em Caçapava do Sul, jovem morreu atingido por raio.

A imagem de satélite (acima) da manhã desta quarta-mostra o centro de baixa pressão bem afastado do continente, mas ainda existe nebulosidade associada a um sistema frontal sobre a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná. O risco de temporais se afasta para o Norte do Sul do Brasil e o sol que já aparece no Sul e no Oeste do Estado desde o começo da manhã deve se fazer presente na maioria das regiões no decorrer do dia, mas com mais nuvens ainda no Norte e Nordeste gaúcho, onde alguns pontos podem ter até chuva moderada e/ou forte. O tempo seco e ensolarado predomina nos próximos dias com marcas amenas à noite, e até um pouco de frio na Campanha e na Serra, mas calor de até 30ºC à tarde. Nesta quinta, contudo, não se pode descartar instabilidade fraca e isolada com mais nuven no Nordeste do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre, sobretudo na primeira metade do dia.

Autor: Eugenio Hackbart Publicado em 20/01/2010 08:27
Postar um comentário

Últimas dos Blogs