quinta-feira, 18 de março de 2010

Imagens fantásticas da tempestade tropical na costa gaúcha

A rara e histórica tempestade tropical sem nome que formou-se no litoral do Rio Grande do Sul acabou por produzir imagens espetaculares. Tanto que chamou a atenção da comunidade meteorológica mundia. O NOAA divulgou uma belíssima imagem do sistema feita no dia 11 de março, quando o ciclone já estava afastado da costa e encaminhava-se para a condição de extratropical.

Também a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, liberou imagens de seus satélites da tempestade tropical na costa gaúcha. A mais espetacular é uma em 3D do satélite que faz estimativa de chuva, mostrando a estrutura vertical da tormenta a partir das precipitações.

Já a divisão de satélites da Universidade de Wisconsin divulgou uma imagem incrível que mostra a presença de ondas gravitacionais junto ao centro do sistema tropical que estava junto ao litoral do Rio Grande do Sul.

Um dos fatores que inibem a formação de ciclones tropicais na nossa região é a alta divergência. Esta imagem da Universidade de Wisconsin mostra que durante a formação do sistema a divergência era de 20 nós, elevada para os padrões de regiões de formação de ciclones tropicais, mas baixo para os padrões nossos regionais.

Autor: Alexandre ASULmaral de Aguiar Publicado em 12/03/2010 02:55 (DIRETO DA METSUL)

Nenhum comentário:

Últimas dos Blogs