segunda-feira, 23 de março de 2009

Projeto SIDDEM - Sistema de previsão para precipitação e raios

As áreas da agricultura e de energia elétrica sempre necessitaram de previsões em relação a descargas elétricas, e atualmente já é possível planejar construções e áreas para cultivo, evitando altos prejuízos e oferecer o bem-estar para a sociedade.

Com este intuito a parceria EPAGRI/CIRAM e INPE criaram o projeto SIDDEM (Sistema de Informações Integradas baseado no sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas), que tem como base alertar as empresas com sistemas de informação meteorológicas, através de dois sistemas, o SAFIR sensores que monitoram e identificam eventos críticos e de curto prazo do tipo intra nuvem, sendo instalados cinco sensores somente no estado de Santa Catarina e o IMPAC que detecta e monitora descargas do tipo nuvem-solo, instalados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

As previsões do tempo feitas com o monitoramento por imagens de satélite, radio sonda e plataformas de coleta de dado, sendo este um projeto implantado para suprir as necessidades de inúmeras empresas,informam as condições variáveis de temperatura, umidade, pressão, direção e velocidade do vento, radiação solar e precipitação acumulada. O que antigamente era feito por instalações e visitas dos instrumentos meteorológicos. Realizado pelo INPE/CPETC.

Nenhum comentário:

Últimas dos Blogs