domingo, 1 de março de 2009

Cometa Lulin está em seu ponto mais próximo à Terra

São Luís - O cometa Lulin (C/2007 N3), descoberto há dois anos por astrônomos taiwaneses e chineses, entra em seu período de melhor observação no céu nesta terça-feira (24). Isso porque o astro se encontra a menos de 60 milhões de quilômetros da Terra.

Localize o cometa Lulin

A passagem do cometa é acompanhada por astrônomos de todo o planeta desde o último dia 12. A observação do cometa, que se parece com uma bolinha de fumaça esverdeada - resultado de gases tóxicos -, pode ser feita com instrumentos básicos, como um binóculos.

Leia tudo sobre Ciência e Tecnologia

O cometa Lulin pode ser localizado quando a constelação de Leão nasce no lado oposto ao pôr-do-sol. A posição do cometa é próxima a Saturno, que aparece para nós como uma estrela brilhante no céu no horizonte leste logo no início da noite. O cometa pode ser observado até por volta de 4h da manhã. O período de maior aproximação do cometa vai até o dia 26 de fevereiro.

Não confunda Algumas pessoas costumam confundir meteoros com cometas. Meteoros são fenômenos luminosos de curta duração observados pela passagem de fragmentos de materiais, que vagam pelo espaço, pela atmosfera terrestre. Já os cometas são astros compostos de gelo que orbitam pelo sistema solar e sua passagem é mais duradoura que a dos meteoros. Os cometas possuem uma cauda luminosa resultante da ação dos ventos solares.

Fonte: http://mauricioaraya.wordpress.com/2009/02/24/cometa-lulin-esta-em-seu-ponto-mais-proximo-a-terra/

Nenhum comentário:

Últimas dos Blogs