sábado, 27 de setembro de 2008

Nosso Planeta: Camada de gelo atinge menor nível de 2008 (Fonte: Apolo 11)

De acordo com observações da Nasa e do Centro Nacional do Gelo e Neve dos EUA, NSIDC, a cobertura de gelo perene do Mar Ártico atingiu o menor nível do ano de 2008 e é o segundo menor nível desde que as observações começaram a ser feitas por satélite, em 1979. Os valores divulgados são ligeiramente superiores ao mínimo histórico registrado em 16 de setembro de 2007.
Diminuição da camada de gelo

Segundo os cientistas do NSIDC, essa temporada confirma a forte tendência negativa de derretimento do gelo no mar glacial nos últimos 30 anos. Antes de 2007, o recorde de diminuição do gelo havia ocorrido no ano de 2005.

O Mar Ártico, branco e gelado, reflete fortemente a luz solar. Isso mantém a região polar fria e equilibra o clima na Terra. No entanto, esse mecanismo climático natural pode ter seus dias contados.

Gráfico: Diminuição da camada de gelo

Em março, quando o Ártico registra seu pico máximo de cobertura de gelo, cientistas da Nasa e do NSIDC haviam alertado que a camada de gelo perene continuava em declínio. De acordo com dados de sensoriamento remoto em microondas, coletados por satélites, a camada perene normalmente cobre aproximadamente 50% do Ártico, mas neste ano atingiu apenas 30% no último inverno.

Gelo Perene O gelo perene é uma camada antiga e permanente, que permanece quando o gelo mais recente ao redor derrete durante o verão. Em outras palavras, é uma camada duradoura, que deveria permanecer intacta com a elevação da temperatura, mas que está derretendo a passos largos.

Dados Segundo os dados divulgados pelos pesquisadores, a média mínima da extensão do gelo perene entre os anos de 1979 e 2000 era de 6.8 milhões de km2. Em 2008 o tamanho da camada diminui para 4.52 milhões de km2, apenas 390 mil km2 maior que o mínimo histórico de setembro de 2007. De forma simplificada, a camada de gelo do Ártico perdeu 33.1% do seu tamanho. Nos últimos 4 anos a redução chegou a 15%.

Artes: No topo, mapa mostra a diminuição da camada de gelo perene no oceano Glacial Ártico. A área branca mostra a atual extensão da camada, enquanto a linha laranja mostra as bordas da camada entre 1979 e 2000. Na seqüência vemos o gráfico mostrando a tendência de diminuição da camada gelada. Créditos: Nasa/NSIDC - Universidade do Colorado.

Postar um comentário

Últimas dos Blogs