quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cidades do Sul registram temperaturas abaixo de 0ºC

Cambará do Sul marcou -6,2ºC, a menor de todas as cidades do Rio Grande do Sul



Diversas cidades do Sul registraram temperaturas abaixo de 0°C nesta terça-feira (28).

Cambará do Sul, na Serra, marcou a menor temperatura do ano no Rio Grande do Sul com -6,2°C. Moradores precisaram se agasalhar ainda mais para sair de casa.

Na cidade de Erechim, onde os carros amanheceram envoltos por uma camada de gelo, -1,8°C. Alguns motoristas precisaram recorrer a mecânicos para fazer os veículos arrancarem.

Apesar do frio, apenas 12 pessoas passaram a noite no albergue da cidade.

O Hospital de Caridade, que tem 93 leitos, ficou lotado de crianças e de idosos com problemas respiratórios. Na área rural de Erechim, o gelo acumulado nas localidades de Rio Tigre e Povoado Argente só começou a derreter depois das 10h.

Além do Rio Grande do Sul, outros cinco Estados registraram temperaturas negativas hoje: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Veja abaixo as temperaturas: 
Cambará do Sul
-6,2ºCSanto Augusto0,7ºC
Santa Rosa-4,9ºCDom Pedrito0,8ºC
Vacaria-4,5ºCEncruzilhada do Sul1,0ºC
Bom Jesus-3,8ºCSanta Maria1,1ºC
Lagoa Vermelha-3,2ºCAlegrete1,2ºC
Canela (Caracol)-2,7ºCIraí1,6ºC
Frederico Westphalen-2,6ºCLivramento2,0ºC
Farroupilha-2,4ºCSão Luiz Gonzaga2,1ºC
São Marcos-2,2ºCSão Borja2,6ºC
Ibirubá-2,0ºCPorto Alegre (Aero)2,7ºC
Passo Fundo-2,0ºCRio Pardo2,8íC
Erechim-1,8ºCCanguçu3,1ºC
Cruz Alta-1,6ºCTorres3,6ºC
Quaraí-1,0ºCJaguarão3,9ºC
Bento Gonçalves-1,0ºCChuí5,0ºC
Soledade-0,8ºCRio Grande5,2ºC
Palmeira das Missões0,0ºCCamaquã5,6ºC
São Gabriel0,0ºCCampo Bom6,4ºC
Teutônia0,1ºCPelotas6,8ºC
Uruguaiana0,2ºCTramandaí8,3ºC


Fonte R7

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Asperatus



O observador da MetSul Clécio Ruver fotografou, na manhã da sexta-feira, uma nuvem do tipo undulatus asperatus em Crissiumal, no Noroeste do Rio Grande do Sul. É um tipo de nebulosidade que tem merecido atenção desde que integrantes da inglesa Cloud Appreciation Society passaram a buscar reconhecimento internacional para o novo tipo de nuvens. A Organização Meteorológica Mundial não classifica um novo tipo de nuvem no seu Atlas Internacional de Nuvens desde 1951 (com apoio de Francis Targanski).

Autor: Alexandre Amaral de Aguiar
Publicado em 04/06/2011 00:44

FONTE: DIRETO DA METSUL

Sul do Brasil registra quase 8ºC abaixo de zero

Diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil tiveram neste domingo um amanhecer congelante, faltando mais de duas semanas para o começo oficial do inverno. Geou em praticamente todo o território gaúcho, inclusive em pontos do Litoral Sul. A temperatura caiu abaixo de zero durante a madrugada no Oeste, Campanha, Noroeste, Depressão Central, Planalto Médio, Serra, Aparados da Serra e no Alto Uruguai. Veja o levantamento feito pela MetSul das mínimas ocorridas hoje no Estado a partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia, MetSul, Sistema Metroclima, DECEA/FAB, universidades e estações automáticas particulares.


Santa Rosa (baixada) -3,2ºC
Cruz Alta 0,8ºC
Canela (Caracol )-2,9ºC
Pelotas 0,9ºC 
Vacaria -2,8ºC
Canela (topo) 1,2ºC
Farroupilha (baixada) -2,6ºC
Santa V. do Palmar 1,3ºC
São Marcos -1,5ºC
Santiago 1,5ºC 
Lagoa Vermelha -1,5ºC
Chuí 1,9ºC
Bagé -1,2ºC
Santa Rosa (topo) 1,9ºC
Santa Maria -1,1ºC
Canoas (Base Aérea) 2,0ºC
Cambará do Sul -1,1ºC
Uruguaiana 2,0ºC
Quaraí -1,0ºC
Lajeado 2,2ºC
Bom Jesus -1,0ºC
Santo Augusto 2,2ºC
Passo Fundo -0,7ºC
Frederico Westphalen 2,4ºC
Ausentes (topo) -0,7ºC
Rio Pardo 2,5ºC
Livramento -0,4ºC
Irai 2,6ºC
Erechim 0,3ºC
Camaquã 2,9ºC
Palmeira das Missões 0,3ºC 
Rio Grande 3,2ºC
Dom Pedrito 0,4ºC 
Campo Bom 3,3ºC
Rosário do Sul 0,4ºC
Porto Alegre 3,6ºC
Jaguarão 0,4ºC
Caçapava do Sul 3,7ºC
Bento Gonçalves 0,4ºC
Canguçu 4,3ºC
Soledade (topo) 0,4ºC
Encruzilhada do Sul 4,3ºC
Alegrete 0,5ºC 
Torres 5,3ºC
São Gabriel 0,7ºC
Tramandaí 8,0ºC


A menor temperatura no Estado foi registrada em Santa Rosa, onde estação automática de observador da MetSul acusou 3,2ºC abaixo de zero. O equipamento encontra-se instalado em área de baixada, onde a temperatura tende a cair mais acentuadamente em noites de céu claro e vento calmo. Em ponto mais alto do município do Noroeste gaúcho, o Instituto Nacional de Meteorologia anotou 1,9ºC, mais de 5ºC acima do observado nas baixadas da cidade (foto abaixo da geada em Santa Maria de Gustavo Frasson Verardo).




A madrugada e o amanhecer deste domingo foram muito gelados nas partes mais altas do Rio Grande do Sul com mínimas ao redor de 0ºC e negativas generalizadas. O menor registro entre as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se deu em Vacaria com 2,8ºC abaixo de zero. Em São José dos Ausentes, a mínima anotada pelo Inmet foi de apenas 0,7ºC abaixo de zero, mas a estação se encontra no alto de um morro, o que leva a MetSul a acreditar que em baixadas do município dos Campos de Cima a temperatura possa ter caído a valores tão baixos como 4ºC abaixo de zero. As imagens da geada em Farroupilha, feitas por Eduardo Anselmi, são verdadeiros cartões postais do frio.






Porto Alegre teve neste domingo um amanhecer gélido com marcas ainda não registradas neste ano em todas as regiões da cidade. A menor temperatura na Capital foi observada na estação do Sistema Metroclima da Prefeitura no Aeroclube de Belém Novo, onde fez apenas 3,6ºC. As demais estações do Metroclima acusaram 3,9ºC na Lomba do Pinheiro, 5,0ºC na Avenida Sertório, 6,7ºC no Menino Deus e 6,8ºC no Moinhos de Vento. No Aeroporto Salgado Filho, a Meteorologia da Aeronáutica anotou 4,2ºC enquanto no Jardim Botânico a estação do Instituto Nacional de Meteorologia indicou 5,2ºC  
Na Grande Porto Alegre, o frio foi ainda mais intenso que na Capital com relatos de geada em diversos pontos. A Base Aérea de Canoas amanheceu informando apenas 2ºC. Em Campo Bom, onde geou fraco, fez 3,3ºC. Em Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo (foto abaixo de Rivelino Meirelles/Jornal NH de Lomba Grande em Novo Hamburgo).


Em Santa Catarina, o frio assumiu proporções impressionantes na área de Urupema, no Planalto Sul (fotos abaixo de Marília Oliveira). A mínima registrada pela estação do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) em Urupema, onde a estação automática indicou 7,9ºC abaixo de zero. Fez 5,7ºC negativos em São Joaquim. Em Caçador, a temperatura atingiu 3,4ºC abaixo de zero. Lages teve 2,8ºC abaixo de zero.




A MetSul Meteorologia alerta que o frio vai durar a semana toda. A madrugada desta segunda-feira deve voltar a registrar marcas negativas, sobretudo na Serra e Aparados, além de áreas de baixada da Metade Norte. Na maioria das localidades gaúchas, as mínimas devem ser mais altas do que hoje, mas ainda deve gear em muitos locais. Porto Alegre pode ter entre 4ºC e 6ºC nos seus bairros mais frios. O sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva pelo Sul e o Oeste.
Na terça-feira, o Rio Grande do Sul deve ter muitas nuvens com chuva em grande parte do Estado, não se descartando pancadas fortes localizadas. A temperatura pouco varia e o dia será de frio úmido. Na quarta-feira, o sol aparece com nuvens no território gaúcho, mas ainda pode ter instabilidade principalmente na Metade Leste, o que vai deixar o dia frio até à tarde na Capital e outras cidades do Leste gaúcho. Com o gradual ingresso de ar seco e de alta pressão, as madrugadas de quinta, sexta e do próximo sábado voltam a ser muito geladas no Estado com formação de geada na maioria das regiões.
Autor: Luiz Fernando Nachtigall
Publicado em 05/06/2011 11:37

FONTE: DIRETO DA METSU
L

Cinzas do vulcão chileno podem chegar ao sul do Brasil


As cinzas do vulcão Puyehue, que neste domingo (5) continuava sob forte erupção nos Andes, na região de fronteira do Chile com a Argentina, podem chegar até a região de Buenos Aires, na Argentina, em Montevidéu, no Uruguai, ou até mesmo ao sul do Brasil nos próximos dias, de acordo com a MetSul.

Há precedentes históricos de cinzas de erupções no Chile alcançando o centro da Argentina e o Rio Grande do Sul, mas, na maioria dos casos, as erupções ocorriam no centro e não no sul chileno. A erupção atual, contudo, é muito significativa.
“Não haverá cinzas caindo no Rio Grande do Sul nem os voos no Sul do Brasil serão afetados nas próximas horas”, tranquiliza, no entanto, o especialista Luiz Fernando Nachtigall. De acordo com o meteorologista, o cenário pode mudar durante os próximos dias, com correntes de Sul e Sudoeste, que poderiam trazer a nuvem de cinzas em direção ao Estado, mas sem causar os mesmos transtornos registrados na Patagônia.

Se a erupção se mantiver com forte intensidade durante as próximas 48 horas, o tráfego aéreo já afetado na Patagônia pode ter transtornos também no centro da Argentina. Imagens de satélite mostram que a coluna de cinzas se estende por cerca de 2.000 km em direção ao Atlântico sul.
Nuvem de cinzas depende dos ventos

O transporte das cinzas a locais distantes como o sul do Brasil depende de correntes de vento em elevada altitude, a cerca de 10 km de altura, chamadas de correntes de jato, e da continuidade da forte atividade vulcânica. Modelos por computador indicam que nos próximos dez dias as correntes de vento poderiam deslocar as cinzas para norte e o nordeste em direção ao Uruguai e o Rio Grande do Sul, mas é difícil estimar, dizem os meteorologistas, já que os cálculos não envolvem apenas a atmosfera, mas também a quase imprevisível atividade do vulcão.

Em 1993, cinzas de uma enorme erupção do vulcão Láscar foram transportas pelas correntes de vento a partir do Chile e se precipitaram em Porto Alegre no interior gaúcho, até acumulando. Já em 2008, pequena quantidade de partículas da nuvem do também chileno vulcão Chaitén chegou ao Estado, mas não houve queda de cinzas e o céu apenas ficou com luminosidade um pouco reduzida na região de Bagé.

FONTE: R7 NOTICIAS

Últimas dos Blogs